Informativos

Mercado da Construção Civil requer qualificação e comprometimento profissional

Cursos técnicos, de aperfeiçoamento e extensão são imprescindíveis para aqueles que almejam sucesso profissional em qualquer carreira. O mercado está a cada dia mais exigente, e as empresas estão cada vez mais buscando colaboradores que possam efetivamente fazer a diferença na sua área de atuação. Um dos setores que mais emprega no País, o mercado da construção civil, é bastante competitivo. Ele requer profissionais que aliem qualificação, conhecimento técnico e capacidade de evolução. Assim como o ritmo do canteiro de obras, as unidades comerciais e administrativas das construtoras também necessitam de colaboradores comprometidos e capacitados.

Para elas, o desafio é encontrar profissionais que coordenem e conduzam suas obras, de forma a priorizar a qualidade em todos os processos do negócio. Esta tarefa não é simples. Dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho, revelam que o profissional de Engenharia Civil é justamente o que mais está em falta no País. “Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado está oferecendo muitas vagas, porém há poucos preparados para as exigências”, lamentou ”, constatou Márcia Peixoto, gerente de Recursos Humanos da Construtora Massai, uma das cem maiores do País, que se encontra, no momento, com vagas abertas em suas unidades em João Pessoa, Campina Grande e Mossoró.

Para ela, as empresas não abrem mão da qualidade e da competência em suas contratações. “Um profissional deve ser extremamente comprometido em obter uma formação sólida, buscar evoluir, e investir em conhecimento. Na visão da gerente de RH, no entanto, só o estudo não basta. “O amor pela profissão é fundamental, é ele quem faz você permanecer e crescer na empresa. Sempre vai haver pedras no caminho, mas só o amor pelo que faz vai fazer o colaborador seguir em frente e não desistir na primeira barreira”, comentou Márcia.

Retendo talentos com motivação- Outro desafio das empresas do setor é reter os talentos. Para isso, algumas empresas investem não apenas na qualificação e treinamentos internos, mas em outras atividades que geram motivação e satisfação dos seus colaboradores. A Massai, por exemplo, conta com um programa interno chamado Gestão Emocional, com iniciativas que visam abordar diversos temas relacionados aos âmbitos emocional e profissional junto às equipes.

A ação especial acontece todas as sextas-feiras, em algumas ocasiões, conta com a participação de especialistas que ministram palestras em formato de talk show. “Com essas atividades, a Massai quer mostrar para o seu colaborador que ele vale mais, e vale muito. E quando realizamos um trabalho focado nesta valorização, o resultado acaba refletindo de forma positiva no ambiente de trabalho, entre os próprios colegas e, principalmente, no cliente”, explicou a gerente de Marketing da Massai, Nadja Passamani.

Ainda de acordo com a gerente, este trabalho não se restringe apenas aos colaboradores administrativos. O projeto também acontece periodicamente nos empreendimentos em construção, junto aos trabalhadores das obras. “Procuramos realizar a mesma assistência nas construções da Massai, pois é fundamental que o projeto contemple a todos”, completou.

Fonte: Obra24Horas

Voltar